Cada momento histórico direciona o entendimento sobre o que é ser mulher e quais são suas necessidades de saúde. Tais entendimentos não são estáticos, fazem parte da dinâmica de processos políticos, sociais e ideológicos pelos quais a sociedade passa e se transforma.
Concepções sobre a Saúde da Mulher
Existem diversas concepções na literatura acerca dos conceitos sobre a saúde da mulher. Algumas concepções são restritas e abordam somente o aspecto reprodutivo do corpo feminino, outras possuem um olhar mais amplo que interagem com dimensões dos direitos humanos e da qualidade de vida.
Psicologia e Saúde da Mulher
A partir de uma visão integral sobre a saúde da mulher meu trabalho terapêutico leva em consideração os diversos aspectos da vida, entendendo as diversas variáveis que incidem sob a mulher contemporânea: relações de trabalho, trabalho doméstico, cuidadora da família, maternidade, relações sexuais e afetivas, questões relacionadas a terceira idade e aposentadoria, entre outros.
Assim, meu trabalho baseia-se na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2011), dando atenção as seguintes temáticas:
- Atenção Obstétrica/Maternidade
- Gravidez na adolescência
- Acolhimento às mulheres que vivenciaram uma experiência de abortamento
- Questões ligadas a sexualidade (anticoncepção, doenças sexualmente transmissíveis, disfunções sexuais, orientação sexual etc)
- Violência Doméstica e Sexual
- Climatério/Menopausa
- Desigualdades de Gênero