A vontade de escrever esse texto surgiu a partir da minha experiência como psicóloga e orientadora profissional no contato com meus clientes que procuram pelo serviço de Orientação Profissional – OP. Comecei a perceber que muitos chegam com uma visão imediatista, incoerente com o real trabalho realizado.

Deste modo, reuni as principais dúvidas com relação ao processo de OP a fim de esclarecê-las e assim auxiliar as pessoas no entendimento de como o serviço de OP pode ajudá-las em suas escolhas profissionais.

Na OP irei realizar um teste e a partir dele saber qual profissão devo seguir?

Não. O trabalho de OP não se resume a um único teste que irá prever a profissão que o cliente deve seguir.

A OP consiste de um trabalho no qual o psicólogo irá acompanhar o cliente em um processo de autoconhecimento, de contato com suas habilidades e da forma como toma decisões, para que consequentemente o próprio cliente possa decidir qual caminho profissional deseja seguir.

Qual a duração da OP? É possível obter a resposta que procuro em um encontro?

Muitos clientes estão tão aflitos diante da pressão em ter que escolher uma profissão ou até mesmo de mudar de área profissional que procuram o psicólogo na expectativa de que o mesmo responda qual caminho deve seguir. Além disso, acreditam que tal resposta possa ser dada de forma imediata, como em um passe de mágica.

A OP realizada de forma ética e profissional não pode ser realizada em um único encontro com a realização de um teste. É necessário um determinado número de encontros nos quais haverá a realização de testes, exercícios e acompanhamento do psicólogo para que o cliente possa ir dando-se conta das reais questões que estão envolvidas na sua dúvida com relação a vida profissional.

Logo, o cliente através do acompanhamento do psicólogo irá entrar em contato de forma genuína com a forma pela qual aborda seus questionamentos profissionais e assim tomar a sua decisão com relação a sua vida profissional.

Só adolescentes podem fazer a OP?

Não. A OP pode ser realizada em qualquer faixa etária!

Destina-se a adolescentes, adultos e até mesmo aposentados. Assim qualquer pessoa que esteja em um momento de vida de descoberta ou mudança profissional pode realizar a OP.

Só pode realizar OP quem quer fazer faculdade?

Não. A OP não se restringe apenas a dúvidas sobre cursos do Ensino Superior, mas sim de qualquer demanda profissional (Ex.: Empreendedorismo, Curso Técnico, Carreira Militar etc).

Quais as vantagens de realizar a OP com um psicólogo?

Infelizmente a OP pode ser realizada por profissionais que não são formados em Psicologia. O grande problema é que muitas vezes durante a OP vão surgindo questões mais profundas da vida do cliente. Profissionais que não são psicólogos não tem a formação necessária para identificar e manejar tais questões deixando os clientes perdidos sobre como lidar com suas emoções e sensações.

Assim, a vantagem de realizar a OP com um profissional da Psicologia é o de ser acolhido em sua totalidade e assim ser orientado/informado de forma responsável e ética.

 

Expos apenas as principais perguntas que surgem nos meus atendimentos, mas existem muitas outras. Além disso, cada um tem a sua própria história e desse modo suas próprias dúvidas e medos.

Havendo o desejo de conhecer ou ter acesso ao serviço de Orientação Profissional – OP procure um profissional de sua confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu