Relação com o medo
Esse vídeo de Nata Metluck ilustra de uma forma super lúdica e delicada a relação que temos com o medo e de como podemos encara-lo de outra forma, sendo até útil em nossas vidas.
Um discurso fortemente difundido é a de que” temos que ser fortes e superar nossos medos”. Mas será que ter medo é tão ruim assim? O medo é um mecanismo de defesa natural e nos ajuda e refletir sobre as situações que estamos passando e muitas vezes nos protege. O perigo existe quando o medo se torna algo que nos domina, não deixando que experimentemos as novas possibilidades que a vida nos apresenta. Assim, o ponto chave e encontrar o equilíbrio entre o medo o medo que nos alerta para o perigo e a coragem de experimentar o novo.
Gestalt-terapia e o medo
A Gestalt-Terapia nos orienta, como terapeutas, que nosso papel é possibilitar que nosso cliente tome consciência das suas sensações corporais bem como das suas percepções diante dos seus medos. Favorecendo, assim, um espaço onde se possa experienciar seu contato com o meio e consigo próprio (auto-conhecimento). E é através do contato que surge o novo, a possibilidade de novos olhares e, assim, relações mais saudáveis com os nossos medos.
Camila Simões